OPINIÃO: O relatório da Polícia Federal é mais uma dor de cabeça para Hugo Motta
O jornal o Globo desta segunda-feira (7) trouxe uma matéria que promete render muitos problemas para o deputado Hugo Motta (PMDB). O rapaz que já convive com uma crescente onda de rejeição em virtude do apoio dado ao governo Michel Temer, agora terá que lidar com um fantasma que insiste em estar ao seu lado, a forte ligação com Eduardo Cunha.
Veio à tona um relatório da Polícia Federal produzido a partir de mensagens capturadas do telefone do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso no âmbito da Lava-Jato. O documento mostra que os tentáculos do político alcançavam as mais diversas áreas. E ao que se vê, Motta fazia parte das articulações que fortaleciam o ex-deputado.
Os dados dão conta de que o paraibano recebeu do próprio Cunha, através de mensagem a orientação para atuar em seu nome. “Acredita-se que o ex-parlamentar utilizaria, supostamente, do deputado Hugo Motta, para interceder na MP 561”, diz o relatório da PF. Na mensagem, Cunha digitou: “Vou pôr uma emenda para vc assinar que é do veto da 561”. Motta respondeu: “Ok, aguardo. Abs!!!”.
Há também um e-mail de uma assessora de Cunha no qual Hugo é citado. Segundo O Globo, Motta afirmou que não lembra do ocorrido, mas que é bastante comum conversar com os colegas sobre a atividade parlamentar.
De fato, deve ser comum e é necessário que os deputados conversem, dialoguem, discutam sobre os assuntos que lhe são comuns. O que chama atenção na verdade é essa ligação íntima entre o Hugo e Cunha. É algo muito próximo, quase familiar. Vejam vocês que Motta tinha autorização para atuar em nome de Cunha.
Obviamente a troca de mensagens entre os dois deixa alguns questionamentos soltos no ar e que carecem de respostas urgentes por parte do deputado paraibano. Até onde Hugo atuou em nome de Cunha? A atuação se restringiu a tal medida 561? Qual era e qual é o nível de envolvimento com o ex-deputado? O paraibano tinha conhecimento dos negócios escusos do carioca? Há mais revelações por vir?
Sejam quais forem as respostas, cabe ao deputado Hugo Motta vir a público imediatamente e esclarecer os fatos. Afinal de contas, ter a imagem atrelada a Cunha nesse momento não é nem um pouco positivo.
Acredito que Motta é o maior interessado em elucidar as informações do relatório, até porque o ano de eleição de avizinha e em Patos, ele terá um adversário de peso para disputar voto.
Pelejar por uma vaga na Câmara Federal, tendo Dinaldo Wanderley como adversário direto será complicado; passar por isso enfrentado uma rejeição que nunca teve, ao ponto de ser vaiado onde até bem pouco tempo era quase uma unanimidade, e ainda, tendo sua imagem atrelada a de Eduardo Cunha será algo muito complicado, até mesmo para o sagaz Hugo Motta.
Pelejar por uma vaga na Câmara Federal, tendo Dinaldo Wanderley como adversário direto será complicado; passar por isso enfrentado uma rejeição que nunca teve, ao ponto de ser vaiado onde até bem pouco tempo era quase uma unanimidade, e ainda, tendo sua imagem atrelada a de Eduardo Cunha será algo muito complicado, até mesmo para o sagaz Hugo Motta.
Ricardo Caco Pereira

Nenhum comentário: