OPINIÃO: Márcia Lucena e uma falha que deve ser imediatamente eliminada




Acredito muito na vontade política de Márcia Lucena e na motivação correta da gestora. Torço para que ela faça um excelente governo na cidade.

Imagino que 2018 é um ano crucial, pois já terá passado o primeiro e difícil ano de adaptação, de reconhecimento de campo, de implantação de uma governança nos padrões desejados pela gestora, de equilíbrio nas contas municipais, e acima de tudo, Márcia terá uma equipe formada de acordo com o seu perfil de gestão.

O primeiro ano ainda permite que erros sejam cometidos com maior intensidade. Mas de 2018 em diante o passo precisa mudar. É hora de acelerar, de andar num ritmo novo. Os desacertos já não serão tratados com tolerância e com certeza, a oposição irá ser mais severa (se conseguir se definir como tal).

Uma falha em especial vem se repetindo, e em minha opinião, foi evidenciada no episódio da Câmara, e precisa ser eliminada urgentemente. Há meses tenho dito que o grande problema na gestão de Márcia é a articulação política.

A derrocada de Naldo da presidência de uma Câmara, tendo oito vereadores da base votado contra um aliado da gestão e em apoio ao único vereador de oposição aponta para o que digo há tempos.

Podemos ouvir a argumentação de que os poderes são totalmente independentes. Podemos inclusive acreditar que a prefeita não quer se meter nos assuntos da Casa. Isso é digno e justo. Essa decisão aponta para uma forma nova de fazer política, ao menos em Conde, haja vista que sempre houve uma relação em que os vereadores eram tidos apenas como vassalos do Executivo.

Mas é impossível não dizer que uma articulação bem feita poderia contornar a situação, inclusive com a saída de Naldo, sem permitir o crescimento visível de Malba de Jacumã (SD). Tal articulação evitaria o desgaste enorme do legislativo e impediria o crescimento do oposicionista.

Por fim, Márcia tem tudo a seu favor para ser uma excelente gestora para o Conde, mas se não eliminar esse problema imediatamente pode se tornar refém de desacertos que seriam facilmente corrigidos.





Ricardo Caco Pereira




Nenhum comentário:

Caco Pereira Comunicação & Consultoria. Tecnologia do Blogger.